ATENDIMENTO: (11) 970669272
Dicas

Você sabe o que é uma carne maturada?

carne maturada

 

Já se deparou em algum restaurante com uma carne maturada? Ver esse tipo de nome no cardápio e não saber o que significa ao certo, pode dificultar a sua escolha.

Por isso mesmo, se você é um amante de boas carnes precisa conhecer algumas informações que podem te ajudar a fazer boas escolhas no cardápio.

O que é uma carne maturada?

 

A carne maturada passou pelo processo de maturação, o que significa dizer que sofreu um processo natural de amaciamento.

Uma vez que, nesse processo as próprias enzimas do animal se encarregam de maturar a carne, sem adição de produto químico.

Para que isso ocorra, o corte de carne é embalado e mantido a vácuo de 8 a 21 dias após o abate. Nesse período, a carne ficará em temperatura próxima de 0°C.

Portanto, é um processo diferente dos cortes normais que habitualmente são distribuídos em frigoríficos em até 2 dias após o abate do animal.

A carne será maturada pelas bactérias láticas, que também evitam a contaminação do alimento durante o processo.

Além de deixar a carne mais macia, o processo de maturação é responsável por deixar a carne suculenta e perfumada.

Por ser mais cara de produzir, a carne maturada também é naturalmente oferecida ao consumidor final com preço mais alto.

O que é uma carne maturada dry aged?

 

Se deparou com a expressão dry aged em algum cardápio? Esse é um processo de maturação diferente, onde a carne não ficará embalada.

No entanto, a maturação dry aged ocorre em câmara fria, com temperaturas entre 0°C e -2°C. Apesar de ser uma maturação seca, que demora até 60 dias para ser concluída a carne continua suculenta.

Nesse caso, o sabor da carne fica mais apurado, chegando a um paladar que fica entre o doce e o salgado, que naturalmente excita as papilas gustativas.

Por ser um produto que leva mais tempo e precisa ser deixado em câmara fria, a carne dry aged é mais cara.

Portanto, este não é o tipo de carne que habitualmente estará no prato todos os dias. Mas é um ótimo corte para momentos de

Uma vez que, esse corte tem sabor especial, mas precisa ser bem preparado para que efetivamente seja espetacular. Além de ser uma carne com valores muito mais elevados que as carnes consumidas habitualmente.

Vale a pena investir em carnes maturadas?

 

Se a sua dúvida é em relação ao custo desse investimento, saiba que vale a pena! Especialmente se você está pensando em visitar um local especializado em carnes.

Tendo em vista que, você vivenciará uma experiência. O preparo dessa carne e os acompanhamentos escolhidos por um especialista farão toda a diferença no sabor final do prato.

Uma vez que, esse conjunto é importante para que a sua experiência realmente seja única ao experimentar uma carne que foi maturada.

É possível maturar uma carne em casa?

 

Sim! Essa é uma curiosidade dos apaixonados por carnes que desejam ter a experiência de consumir uma carne maturada, mas não querem pagar um valor tão alto.

Infelizmente, em algumas casas de carnes especializadas, o valor da carne maturada é inacessível. Fazendo com que essa iguaria seja difícil de experimentar quando o bolso não está preparado para o momento.

Por isso mesmo, se o seu objetivo é experimentar um corte dry aged e você não tem condições de pagar por uma carne desse tipo em restaurante, é possível fazer em casa.

A dificuldade de realizar esse tipo de processo é que, nesse caso, a geladeira usada para maturar a carne não poderá receber nenhum outro alimento.

Justamente para criar o clima ideal para a maturação. Além disso, ao deixar apenas a carne na geladeira, você evita contaminação cruzada com outros alimentos.

Você precisará ajustar a temperatura da sua geladeira e a umidade dela. De modo que, o corte de carne possa ficar inteiramente livre na geladeira, sem encostar em nenhuma das bordas da mesma.

Isso irá fazer com que a carne mature por igual, evitando que a temperatura seja diferente em diferentes partes da carne. Com os cuidados necessários, é possível ter uma carne especial e preparada por você em casa.