ATENDIMENTO: (11) 970669272
Dicas

Bife Ancho, conheça o corte e suas origens

bife ancho

 

Já experimentou um bife ancho bem preparado? O corte nobre é a cada dia mais, uma opção na mesa dos brasileiros apaixonados por churrasco.

Saboroso e marmorizado, o corte é muito comum na Argentina, a suculência dessa carne é sem dúvidas um aspecto que ajuda em sua popularidade.

O bife ancho é muito versátil. Seu sabor fica excepcional quando preparado para churrasco, mas também pode ser cozido, assado, refogado e até mesmo usado em picadinho.

 

Conheça a origem do bife ancho

 

A tradução de bife ancho significa bife largo, o que por si só, já representa como o corte deve ser consumido. A espessura do ancho deve ser de no mínimo 4 centímetros ou dois dedos.

No Brasil o bife também é conhecido como filé de costela, a principal característica do bife é sua faixa de gordura interna que separa o miolo e a capa do ancho, gerando o sabor suculento.

É comum que o ancho seja confundido com bife de chorizo. A confusão ocorre por ambos serem retirados do contrafilé do boi. Entretanto, o chorizo é extraído da parte traseira e o ancho da dianteira.

Ambos possuem características diferentes em relação ao sabor e marmoreio. Portanto, a dica é que vale a pena conhecer os dois sabores.

 

Ponto para servir e características da carne

 

O bife ancho nunca deve ser servido bem passado. Tendo em vista que, a carne irá perder sua maciez e suculência, fazendo com que ocorra um verdadeiro desperdício das características mais atraentes desse bife nobre.

O ideal para servir seu bife ancho é ao ponto. Nesse ponto a carne fica com as bordas mais tostadas e o meio ainda está malpassado.

A carne fica mais firme, mas não perde suas características de sabor, como a suculência natural e o gosto marmorizado.

Quando a carne está ao ponto para bem passada, ela já perde toda a sua maciez e bem passada o sabor fica completamente alterado.

Portanto, na hora de preparar um bife ancho em sua casa, tenha atenção ao ponto. De modo que, você consiga preparar o corte e saborear as características únicas do bife ancho, que fazem total diferença no paladar.

 

Cuidados no preparo do bife ancho

 

Decidiu fazer um churrasco em casa com carnes nobres? Aprenda algumas especificidades do ancho para preparar da maneira correta e valorizar o sabor.

Na hora de temperar, aposte apenas no sal. As carnes nobres possuem sabor naturalmente gostoso, usar apenas sal e no máximo uma pimenta irá temperar o suficiente para que a carne fique saborosa.

Logo após temperar, deixe a carne descansar por 5 minutos. Caso tenha usado sal grosso remova o excesso após o descanso e leve a carne para a grelha bem quente, mas sem chamas.

A grelha deve estar a no mínimo, 15 centímetros da brasa e se possível, mais alto. Paciência no preparo é um aspecto importante no preparo de seu bife ancho.

Assim que o suco começar a brotar na superfície de seu bife ancho, vire a carne e deixe assar por mais 5 minutos.

Posteriormente, deixe a carne descansar por uns 5 minutos e fatie. Esse ritual de descanso é importante para manter toda a suculência da carne.

 

Ancho combina com quais acompanhamentos?

 

Quase todo brasileiro é apaixonado por vinagrete e farofa no churrasco. Mas a dica para servir o ancho é apostar no chimichurri.

Tendo em vista que, o molho irá ajudar a ressaltar o sabor inigualável de sua carne nobre, sendo uma boa pedida de acompanhamento.

Se você não abre mão dos acompanhamentos mais tradicionais, prefira experimentar inicialmente sua carne pura. Em seguida, opte por misturar com os complementos que são os seus favoritos.

Afinal, a grande magia de preparar churrasco em sua casa é conhecer novos sabores, experimentar a comida com o seu tempero favorito e aproveitar o momento ao redor de quem ama.

Uma vez que, todo bom apaixonado por carnes adora experimentar novidades e apreciar uma carne bem preparada.

Com as dicas que elencamos, você vai saber como preparar seu bife ancho da melhor forma, preservando as características de sabor da sua carne. Assim, poderá experimentar todo o sabor único e especial de seu bife ancho cuidadosamente preparado por você.

Aproveite todas as dicas para preparar a carne da maneira correta. De modo que, você possa valorizar o corte nobre e aproveitar todo o sabor do ancho, que é único e especial.