ATENDIMENTO: (11) 970669272
Dicas

Chorizo, conheça o corte e suas origens

Chorizo

 

Sabe o que é um bife de chorizo? Pediria esse corte em uma churrascaria ou até mesmo, sabe como preparar a carne em seu churrasco habitual?

Aprender sobre novos cortes é sempre interessante. Afinal, todo bom churrasqueiro gosta de novas experiências com carnes saborosas.

Nós elencamos algumas informações úteis sobre o chorizo e como aproveitar ao máximo todos os potenciais desse corte.

O que é bife de chorizo?

 

O bife de chorizo é um corte nobre consagrado da Argentina. Trata-se do miolo do contrafilé, o que faz com que a carne seja macia e tenha um sabor muito marcante.

A carne possui pouco marmoreio, mas apresenta uma maciez muito típica do corte. A gordura natural presente no chorizo é suficiente para manter o bife úmido, o que deixa a carne muito suculenta quando ela é assada.

Como preparar esse bife?

 

Ao preparar um bom bife de chorizo, é importante ter atenção ao tempo que a carne é exposta ao calor.

Tendo em vista que, pouco tempo é suficiente para atingir o ponto ideal, evitando que a carne perca sua suculência natural por ter ficado muito tempo no calor. O ponto ideal do bife de chorizo é malpassado ou ao ponto.

Portanto, fique atento para que a carne seja valorizada durante o preparo em sua churrasqueira.

Sempre que for preparar esse corte, deixe por volta de 15 minutos na grelha para servir malpassado. Nunca ultrapasse os 20 minutos, para que o corte não perca suas características de maciez e suculência.

Durante o preparo, vire o bife com 7 ou 8 minutos que ele foi colocado na grelha. Use algo que não fure a carne, para que o líquido de seu interior seja mantido.

Antes de servir, deixe que a carne descanse por 5 ou 6 minutos. Tendo em vista que, esse descanso é importante para que todos os sabores da carne sejam mantidos em seu interior.

Qual a diferença entre chorizo e ancho?

 

Frequentemente as pessoas se questionam sobre essa diferença, tendo em vista que, ambos são cortes altos.

Entretanto, eles são extraídos de regiões diferentes. O bife ancho é retirado entre a 2° e a 6° vértebra do boi, enquanto o chorizo é o miolo do contrafilé.

Portanto, mesmo sendo cortes altos, macios e com pouco marmoreio, existe diferença nos sabores das carnes.

Cada corte oferece uma experiência única, e se for possível vale a pena experimentar as duas carnes. Certamente você vai perceber a diferença entre elas no paladar.

Chouriço e bife de chorizo não são as mesmas coisas

 

É importante destacar que, existe muita confusão em relação ao nome desse corte. Tendo em vista que, chouriço é um doce tradicional no Brasil que usa rapadura e sangue em sua preparação.

O bife de chorizo é um corte nobre, que não tem qualquer relação com o doce que faz parte da cultura brasileira.

Na realidade, o nome desse corte foi dado por se parecer com uma linguiça típica da Argentina.

Portanto, quem não come o polêmico doce de chouriço pode comer o bife de chorizo sem qualquer receio. Certamente irá adorar a experiência de degustar uma carne nobre, saborosa e bem preparada.

Acompanhamentos para o bife de chorizo

 

Pensando em preparar bife de chorizo no seu próximo churrasco? A salada de folhas verdes frescas é sem dúvida, uma ótima opção para deixar a carne brilhar.

Evite temperar a sua salada com vinagre ou sabores mais fortes. O ideal é que o frescor da salada combine com a carne e torne a sua refeição bastante nutritiva.

Na Argentina além da salada são servidas também batatas ao murro, para acompanhar o bife de chorizo.

O ideal é temperar a batata apenas com sal e azeite, para que a sua carne seja, sem dúvidas, a parte principal da refeição.

O chorizo é um corte mais caro e que normalmente é vendido em porções de 400 ou 800 gramas. Por ser um bife mais alto, ele não encanta as pessoas que apreciam carnes mais bem passadas.

Uma vez que irá perder a suculência da carne durante o preparo para atingir esse ponto mais passado. Portanto, tenha atenção a esse detalhe e ofereça outro corte para quem tem esse paladar que deseja carnes mais passadas.