ATENDIMENTO: (11) 970669272
Dicas

O que é carne ovina e por que é consumida tão pouco no Brasil?

O que é carne ovina e por que é consumida tão pouco no Brasil?

carne ovina

 

Já ouviu falar sobre a carne ovina? Atualmente no Brasil a carne ovina é pouco consumida. Entretanto, é uma opção saborosa e que pode agregar no cotidiano.

Segundo pesquisa da Embrapa, 12% dos brasileiros nunca experimentaram a carne ovina. Saborosa e nutritiva, a carne é desconhecida por muitos.

Se você está buscando novas formas de se alimentar ou novas experiências gastronômicas, continue lendo!

O consumo de carne ovina no país

 

A criação de ovinos está crescendo em todo o território nacional. Entretanto, não é um corte oferecido pelas grandes redes de supermercados.

E isso acaba ocasionando dificuldade na popularização da carne ovina. Mesmo sendo uma opção saudável, de boa qualidade e sabor agradável.

Além disso, é comum que infelizmente, as pessoas não conheçam formas adequadas de preparar

Quando o corte não é bem escolhido ou não é bem preparado, isso se reflete diretamente no sabor da carne. Tal qual ocorre com frutos do mar, cortes bovinos e cortes de frango. Portanto, não é um problema exclusivo dos ovinos.

Quais são os impeditivos para o aumento do consumo de carne ovina no país?

 

Existe um conjunto de fatores que vai além de não saber preparar ou não encontrar com facilidade nos supermercados.

Infelizmente, a criação de animais para corte no Brasil ainda não é de grande porte, como ocorre em outras espécies.

Por isso, algumas regiões são mais fáceis de encontrar esse tipo de produto, enquanto em outras ele é mais escasso. Somado a isso, existe o preconceito em relação ao sabor ou odor da carne.

Entretanto, um aliado na quebra dessa barreira são os restaurantes. Que geralmente utilizam como uma opção mais exótica, com combinações saborosas que encantam quem está disposto a vivenciar uma nova experiência gastronômica.

Comumente, os restaurantes utilizam animais mais jovens, que foram bem nutridos e são provenientes de raças mais adequadas para o corte.

Essa combinação de fatores ocasiona o desejo no consumidor, de comprar a carne ovina e preparar em casa.

Se você compartilha esse desejo, lembre-se que é preciso seguir boas receitas para obter sucesso no processo de preparo.

Dessa forma, você terá uma carne saborosa que pode ser incluída na sua rotina alimentar e de sua família, aumentando a variedade de receitas diárias.

Preços da carne ovina no Brasil

 

É interessante destacar que, mesmo sendo uma produção de menor escala quando comparada aos outros animais para corte, a carne ovina não é cara.

Esse não é um motivo que impeça os brasileiros de experimentarem a iguaria em casa. Frequentemente, a dificuldade de encontrar a carne ovina ocasiona o desinteresse pelo corte.

A carne ovina é mais comum em regiões como o Nordeste, onde restaurantes possuem a tradição de ofertar diferentes preparos de carne ovina.

Portanto, é uma iguaria local bem preparada e que atrai os consumidores e interessados em novas experiências.

No Sul, também existe tradição na criação e consumo da carne ovina. Entretanto, é comum que esse corte seja assado em churrascos e datas festivas.

O fato de consumidores acharem que é um corte para datas festivas e ocasiões específicas, acaba gerando dificuldade de implementar os cortes ovinos no cotidiano.

É um mercado em crescimento no Brasil?

 

Sim! Mesmo existindo um cenário que apresenta alguma resistência por parte do público consumidor, a produção de carne ovina tem crescido no país.

Afinal, é comum que os brasileiros se sintam atraídos por experimentar novas experiências gastronômicas. Entretanto, a iguaria não é fácil de achar.

Portanto, é um segmento que tende a crescer ao longo dos próximos anos, tornando a carne ovina mais popular. Especialmente por ter preço acessível e ser saborosa.

Outros produtos provenientes da criação também devem se popularizar ao longo dos próximos anos, como o leite e derivados da ovinocultura.

Que além de saborosos, são alimentos muito nutritivos! Atualmente, já se fala em presunto, hambúrguer, defumados em geral e até bacon de ovelha.

O desenvolvimento desses novos produtos é interessante para que as prateleiras dos supermercados acomodem a novidade. Ampliando assim, o acesso da população aos itens provenientes da ovinocultura.

Portanto, agora que você já sabe que existe essa possibilidade, pode sair na frente e experimentar essa carne que diversifica seu prato. Dessa forma, você consegue consumir um corte saboroso em sua rotina, gastando pouco.