ATENDIMENTO: (11) 970669272
Dicas

Como escolher uma faca para churrasco?

Aprenda como escolher uma faca para churrasco que irá melhorar seus preparos.

como escolher uma faca

 

Você sabe escolher uma faca para churrasco que te ajude a preparar a carne? Fato é que, todo brasileiro ama um bom churrasco.

No entanto, muitos não sabem escolher uma faca para churrasco que realmente seja apropriada. E por isso, o corte da carne fica comprometido.

Para evitar problemas durante o preparo de seu churrasco em família ou com os amigos, separamos informações que vão te ajudar a escolher a faca ideal.

Existe uma faca para churrasco específica?

 

O corte da carne está diretamente relacionado à maciez e suculência dela. Portanto, selecionar com cuidado a faca ideal é importante.

O ideal é observar a lâmina da sua faca, afinal, esta é a parte da faca responsável por definir o fio e potencial corte.

Quando a lâmina não é a adequada, a carne não é cortada da maneira ideal. Além disso, observe se a faca é ergonômica, ou seja, se ela é fácil de manusear e se encaixa em sua mão.

Uma vez que, esse é um aspecto importante para a sua segurança ao lidar com uma faca afiada. Quando o formato do cabo da faca não é apropriado para a sua mão, o uso tende a ser arriscado.

A fim de facilitar o manuseio, aposte nas facas com cabo de madeira. Com toda a certeza as facas com esse tipo de cabo são mais fáceis de manusear.

Melhores facas para churrasco

 

Alguns modelos de facas estão entre as melhores para churrasco. É provável que você já tenha visto alguma dessas facas ou ouvido falar sobre elas.

Mesmo que nunca tenha experimentado usar uma dessas facas ou visto, nós iremos esclarecer os motivos pelos quais elas são ótimas para churrasco.

1.      Faca do chef: a melhor faca para churrasco?

Acima de tudo, essa faca é boa por ser fácil de manusear e possibilitar diferentes usos. Principalmente nos tamanhos de 9 e 10 polegadas, a faca do chef pode ser usada para cortar peças grandes.

Seja o preparo ou após assada, a faca do chef permite um uso muito versátil. E se o objetivo é cortar outros itens como um vinagrete para o churrasco, essa faca também irá servir.

Portanto, se você está comprando facas de churrasco Zakharov aos poucos, a primeira faca deve ser a do chef. Uma vez que, esse modelo é versátil e de grande ajuda no cotidiano.

2.      Faca para desossa

Ideal para desossar carnes como paleta ou pernil, a faca de desossa é muito utilizada no preparo de carnes para seu churrasco. Esse modelo de faca evita que alguma parte da carne fique próxima ao osso.

3.      Faca trinchante

Outro item de cutelaria indispensável para o seu churrasco ter qualidade é a faca trinchante.  A finalidade dessa faca é cortar fibras de carnes mais grossas. Ao adquirir uma faca trinchante, ela pode ser usada em peixes, carnes bovinas e suínas.

É provável que você se depare com versões dessa faca com o cabo comprido, possibilitando fazer cortes direto na grelha. No entanto, um bom churrasqueiro nunca corta a carne que está na grelha!

4.      Faca cutelo

A faca cutelo é um modelo utilizado para cortar carnes com ossos ou peças que são muito duras. Em síntese, esse modelo de faca tem fio somente de um lado e lâmina especial para essa finalidade.

Devido ao peso e tamanho do cutelo, sua lâmina se desgasta menos, podendo ser usada em costelas bovinas ou de porco, por exemplo.

O cutelo é o melhor material para cortar todas as carnes mais rígidas. Uma vez que, ele não perde seu fio ao lidar com carnes mais firmes.

5.      Faca de serra utilitária

Por último, mas não menos importante, existe o modelo de a faca de serra utilitária. A utilitária é a faca correta para carnes com a casca mais dura.

Além disso, a faca de serra também é ótima para fatiar linguiças. Outro uso dessa faca é para cortar os complementos do churrasco. Portanto, esta faca é multiuso. Permitindo um bom aproveitamento da faca nos churrascos.

Opte por faca para churrasco de qualidade

 

Para que seu investimento em facas valha à pena, prefira facas de qualidade. As Facas da linha especial do Engenheiro do Churrasco, por exemplo, fará toda a diferença na qualidade de suas facas, além de únicas seu corte é perfeito.

Quem é apaixonado por cutelaria sabe que facas de qualidade não costumam ser baratas. Mas com o cuidado apropriado para guardar suas facas e também para amolar, o investimento sempre vale a pena.

Guardar as facas da forma adequada é indispensável para que elas apresentem longa durabilidade. Evitando danos às suas facas favoritas quando elas não estão sendo usadas.