ATENDIMENTO: (11) 970669272
Dicas

O que é Tomahawk?

Tomahawk

 

Já ouviu falar em tomahawk? Esse corte de carne tem chamado a atenção dos brasileiros e se popularizado.

Se você é um fã de churrasco e deseja experimentar novas experiências, saiba que provavelmente o tomahawk é um corte pelo qual você vai se apaixonar.

De sabor intenso e formato único, a tomahawk está cada vez mais popular entre os brasileiros e não é em vão! Confira mais a respeito a partir de agora.

Tomahawk: entenda o significado desse nome

 

O tomahawk é um corte de carne oriundo dos Estados Unidos. O nome é uma referência ao formato de machado, que esse corte possui.

Afinal, tomahawk é um machado tipicamente americano, que os indígenas utilizavam na região norte dos Estados Unidos.

A carne possui um osso bem grande, pegando um pedaço de até 30 centímetros da costela. Portanto, o seu desenho é bastante típico.

O corte tomahawk é uma parte da costela bovina e uma parte de bife ancho. Além disso, é comum que essa peça seja servida na mesa ainda com o osso de 30 centímetros.

Portanto, é uma peça grande, que a maioria dos restaurantes oferece com preços que ficam cômodos para dividir o prato para dois.

Tomahawk e bife ancho: qual a diferença?

 

Não raro, as pessoas se recordam de bife ancho quando se fala do corte tomahawk. E de fato, existe uma semelhança.

Mas a principal diferença é que o ancho é servido sem osso, como um bife largo, com espessura de no mínimo 2 dedos.

Quando o ancho tem osso da costela junto, ele na verdade se torna um prime rib. Portanto, um corte de costela de primeira, como o próprio nome sugere.

Já o tomahawk é um corte com osso, que resulta no somatório de duas partes diferentes, com carne macia, saborosa e bom percentual de gordura.

Esse é um corte com um marmoreio melhor que o prime rib ou o ancho. Proporcionando uma experiência diferente quando comparada aos outros dois cortes.

Truques para preparar o tomahawk

 

Como todo corte de carne, o tomahawk possui características específicas que devem ser consideradas em relação ao preparo.

Acima de tudo, o segredo de preparar o tomahawk é optar pela parrilla ou varal. No entanto, ainda é possível realizar o preparo usando sous vide com finalização em churrasqueira tipicamente argentina.

Além disso, é preciso entender que o corte é alto. Portanto, na hora do preparo, é imprescindível se atentar ao ponto.

Uma vez que, o tomahawk possui gosto mais acentuado quando é malpassado. Quando passa do ponto, o corte pode oferecer uma perda significativa de qualidade.

Outra dica útil é servir com o osso, isso irá impressionar seus convidados! As pessoas costumam gostar dessa estética bruta do corte. Afinal, todo amante de carne curte experimentar novas opções e ter um empratamento bonito.

Lembre-se que, o osso contribui não só como impacto visual, como também no sabor desse corte que é muito suculento. Para preservar essa característica, é preciso estar atento ao ponto da carne.

Preparo no forno caseiro

 

Se você não tem nenhuma das opções de churrasqueiras que citamos, pode preparar o tomahawk ao forno.

O ideal é evitar colocar muito sal ou outros temperos, justamente para que seja possível evidenciar o sabor marcante da carne que é marmorizada.

Além disso, cabe a dica de que deve selar seu corte na frigideira antes. Tendo em vista que, a espessura da carne poderá dificultar o processo de cozimento no forno caso não passe pela selagem prévia.

É importante deixar esse corte descansar antes de servir, para que o calor retido no osso se espalhe, bem como toda a suculência da carne possa ser aproveitada.

Na hora de consumir o tomahawk, corte inicialmente o osso para descolar da carne. Em seguida, fatie perpendicularmente a linha que se encontrava o osso.

Seu sabor intenso harmoniza muito bem com vinhos mais encorpados ou cervejas mais densas. As opções mais leves não são extremamente problemáticas para os dias mais quentes, apesar de não ser uma harmonização indicada.

Agora que você já sabe tudo sobre o tomahawk, que tal optar por esse corte em seu próximo preparo em casa? Certamente você vai se apaixonar pelo sabor intenso e único dessa carne que é especial e muito saborosa.