ATENDIMENTO: (11) 970669272
Dicas

5 dicas para fazer o churrasco perfeito!

5 dicas para fazer um churrasco perfeito!

churrasco perfeito

 

Faça calor ou frio, o churrasco tem espaço na mesa de todos os brasileiros. Mais do que uma refeição, o churrasco é considerado um evento.  Por isso, nós do Engenheiro do Churrasco, preparamos 5 dicas para fazer um churrasco perfeito.

 

1. Escolha da carne

Os melhores cortes para churrasco são: picanha, contrafilé, maminha, alcatra, fraldinha, costela e cupim. Porém com a evolução do mercado brasileiro em relação a melhoria da genética e com inclusão de gados europeus no mercado brasileiro, como angus, cortes dianteiros ( como acém e paleta) que antes não eram explorados estão começando a cair no nosso gosto.

Existem alguns outros cortes que podem ser aproveitados no churrasco com algumas outras técnicas. Você pode moer e fazer hambúrguer ou cafta, picar e fazer arroz carreteiro ou até mesmo fazer uma farofa.

Alguns outros cortes mais rígidos podem ser feitos no churrasco utilizando outras formas de assar. Como no caso do cupim, ponta de peito, que necessitam de um cozimento lento em baixa temperatura por um longo período.

 

2. Utilize temperos além do sal:

O sal grosso é o principal tempero utilizado nos churrascos brasileiros – e você provavelmente sabe disso muito bem. Entretanto, é possível ousar um pouco mais e explorar outros temperos que podem dar muito certo nas suas carnes.

Pode ser interessante também misturar o sal grosso com um pouco de ervas secas – como sal de aipo, alho e ervas – para dar mais sabor à sua carne.

No entanto é preciso ter um pouquinho de atenção na hora de salgar as peças ao fazer o churrasco.

Adicionar o sal somente no momento de grelhar as carnes (para não perder a suculência);

Evitar excesso de sal em carnes já fatiadas (já que elas absorvem o conteúdo mais facilmente).

 

3. Não se esqueça dos acompanhamentos:

Um bom acompanhamento de churrasco não deve disputar com o sabor da carne, como também não deve se sobrepor a ela. Ele precisa ser o complemento perfeito para aquele alimento específico.

O carboidrato nunca deve faltar em um churrasco, por isso, as carnes sempre são servidas acompanhadas de farinha, farofa, arroz, pães e batatas.

Queijos podem ser ótimas opções, por exemplo, coalho e provolone . Adicione azeite e algumas ervas e ficará um prato perfeito.  Para isso você pode utilizar a provolera uruguaia do Engenheiro do Churrasco.

A salada de folhas também é um excelente acompanhamento para suas carnes. Escolha folhas com sabor mais forte e picante, como o agrião e a rúcula. Evite montar pratos com maionese e outros ingredientes muito gordurosos. Lembre-se as carnes têm um teor mais alto de gordura e, por isso, demandam complementos mais leves.

5 dicas para um churrasco perfeito

 

4.  Use a técnica certa para assar a peça

Alguns cuidados em relação a temperatura devem ser tomados para que seu churrasco saia perfeito.  O ideal é esperar todo o carvão ficar em brasa atingindo a temperatura ideal para cada tipo de carne.

É importante saber quais carnes devem ser assadas inteiras e quais devem ser cortadas. Algumas podem ser preparadas das duas formas, como é o caso da picanha. Já a costela deve ser sempre assada inteira.

Tenha sempre em mente que os cortes menores devem estar mais próximos do fogo, a cerca de 20 cm da brasa. Já as peças que serão assadas inteiras devem estar a, pelo menos 40 cm do fogo. Carnes mais duras, como a costela, devem estar ainda mais distantes, a pelo menos 70 cm das chamas.

 

5 Utilize frutas e vegetais

É claro que a carne sempre será o prato principal e mais esperado do churrasco, mas isso não significa que você não possa fazer alguns acréscimos ao seu churrasco. Relacionamos alguns itens que farão muito sucesso no seu churrasco.

  • Milho verde na grelha
  • Abobrinha grelhada
  • Pimentões grelhados
  • Batatas grelhadas
  • Berinjela na grelha
  • Abacaxi grelhado
  • Banana assada
  • Melancia grelhada